Aneac

Situação antes da intranet

Imagine uma associação com mais de 1.700 associados espalhados em todos os estados do Brasil. Agora imagine todos esses associados querendo se comunicar e sugerir ideias sobre a forma de atuarem e de se organizarem? A quantidade de e-mails era gigante e a desorganização na comunicação inviabiliza que as iniciativas evoluíssem de forma produtiva.

Esse era o cenário da ANEC - Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal, quando procurou a Simber para ajudá-los a melhorar a comunicação interna, tornando-a ágil, organizada e transparente, além de reduzir custos com viagens e dar mais voz aos associados.

 

A solução

O projeto iniciou com o site da ANEAC e a intranet que se tornou o meio de comunicação oficial da associação. Com um bom planejamento as informações foram bem organizadas e os processos de comunicação foram definidos, permitindo que todos os associados pudessem ter acesso atualizado a tudo que acontecia na associação, e o melhor, poder interagir, motivar e sugerir novas ações e melhorias.


Com as notícias, os associados passaram a ficar cientes das ações realizadas pela diretoria e os demais voluntários, isso mostrou mais o valor da associação e permitiu um maior alinhamento das ações.

“Os associados que realizavam ações para associação se sentiram recompensados pelo reconhecimento registrado na intranet e enfatizado através das interações dos demais associados, e o melhor foi que isso incentivou a mais associados a apoiarnos em novas ações.”

As discussões sobre novas ideias deixaram de ser escassas devido a distribuição geográfica dos associados e também improdutiva dada o pouco tempo e dinâmica das reuniões, para discussões organizadas e bem elaborados através do fórum de discussão da intranet, que se tornou uma verdadeira base de conhecimentos e fonte de busca de informações.

As votações também passaram a serem realizadas através da intranet, onde cada associado deixava seu voto e o sistema gerava os relatórios automáticos pelos estados. Isso deu muito mais agilidade, segurança, aumentou a participação e diminui custos das votações.

 

Mobilidade

Com o avanço das tecnologia, surgiu a necessidade de uma comunicação mais ativa e móvel, então em uma segunda fase do projeto, foi desenvolvido o aplicativo da intranet da ANEAC com todas as informações da intranet também no aplicativo.

O aplicativo permitiu o acesso ainda mais fácil as informações e também tornou a comunicação mais ativa, uma vez que a cada nova notícia, evento ou interação no fórum de discussão, o usuário que possui o aplicativo instalado recebe uma notificação de push da nova atualização.

Os resultados foram um maior engajamento dos associados e a visão que a presidência da ANEAC está sempre em busca de se manter atualizada no que há de mais moderno para associações.

E assim, passo a passo, a ANEAC vai melhorando cada vez mais sua comunicação entre seus associados e consequentemente agregando mais valor.

 

Gestão

Na terceira fase do projeto, demos mais um passo para transformar a ANEAC em uma associação de referência, o sistema de gestão financeira para associações foi implantado e toda a gestão e controle financeiro é realizado no mesmo ambiente da intranet, mas apenas para o usuários com as devidas permissões.

Contas a pagar, contas a receber, integrações bancárias para controle de recebimentos, possibilidade de bloqueio e desbloqueio de acessos devido a inadimplência, conciliação bancária, relatórios gerenciais em tempo real, tudo isso junto com uma comunicação eficaz.

 

História da ANEAC

Em 2002 nasceu em São Paulo a Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal - ANEAC. Desde o início de sua caminhada, a ANEAC engaja-se pela defesa, reconhecimento, valorização e divulgação da atuação de seus Associados, uma categoria de profissionais sem os quais seriam infrutíferos os esforços de implementação, avaliação e controle de projetos, obras e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da Nação. Conta hoje com mais de mil e setecentos Associados, representados em todos os estados brasileiros, envolvendo Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros Civis, Engenheiros de Telecomunicações, Engenheiros Eletricistas, Engenheiros Agrônomos e Engenheiros de Segurança do Trabalho.

 

Conheça mais sobre a Intranet da Simber Tecnologia: www.simber.com.br/erp/intranet-portal-corporativo

Fale com um consultor 

Não quer perder nenhum conteúdo?

Insira seu e-mail e receba notícias e artigos da Simber Tecnologia