Pesquisa mostra que empresas brasileiras estão preocupadas com a qualidade da gestão

Levantamento pesquisou aspectos como investimento na qualidade da gestão, em políticas para colaboradores, ações socioambientais e programas para clientes.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com empresas brasileiras aponta que 79% dos entrevistados se preocupam com a qualidade da gestão, considerando que todas as áreas e atividades das empresas possam estar focadas em processos adequados para a busca de melhores resultados.

O estudo mostra que 78% dos entrevistados também buscam avaliar a gestão da sua empresa periodicamente. A maioria (67%) realiza avaliações da sua gestão anualmente, enquanto apenas 14% fazem a cada dois anos. Apenas 1% respondeu a cada cinco anos, enquanto 19% não possui uma frequência definida.

Quando o assunto é o investimento em recursos não financeiros para a busca da excelência da gestão, o resultado também é positivo, já que 82% dos entrevistados disseram que aportam recursos não financeiros para a melhoria da gestão, considerando políticas para capacitar e motivar colaboradores, ações socioambientais e programas para ouvir e satisfazer clientes. O levantamento procurou entender em quais áreas e aspectos a organização investe em gestão: a preocupação com resultados mostrou-se mais importante para 67%, seguido de processos e pessoas (empatado com 51%) e à frente de estratégias e planos, que foi apontado como o principal aspecto para 49%. As ações que tenham foco no cliente são importantes para 46%; enquanto 26% atentam-se com ações que envolvam a responsabilidade socioambiental.

Foi unânime ainda (99%) a constatação de que investimento na melhoria da gestão contribui para o aumento da competitividade da empresa.

Além disso, também foi questionado quais setores da economia, na opinião dos entrevistados, se preocupam com a excelência da gestão. Os quatro principais setores levantados na pesquisa foram, na ordem, automobilístico (47%); bancos (42%), energia (39%) e tecnologia (39%).

De acordo com o superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, a pesquisa aponta que, se no passado, existia uma preocupação unicamente com a qualidade do produto, as empresas passaram a focar e a investir na qualidade da gestão. “O investimento constante na excelência da gestão, com uma visão sistêmica das organizações no entorno onde atuam, permite com que as empresas estejam mais preparadas para o atual cenário global, de rápidas e constantes transformações sociais e econômicas, aumento da concorrência, mudança no comportamento do consumidor e da tecnologia, bem como a preocupação com o meio ambiente”, afirma Martins. “É imprescindível a incorporação de princípios e valores capazes de contemplar o novo papel mais participativo e responsável das organizações na sociedade contemporânea”, acrescenta.

 


Descubra como as soluções da Simber Tecnologia podem ajudar na gestão de sua empresa! Conheça o ERP Simber, clique aqui

Deixe um comentário

Seu email não vai ser publicado. Campos obrigatórios são indicados por *

Não quer perder nenhum conteúdo?

Insira seu e-mail e receba notícias e artigos da Simber Tecnologia