MOBILE: Invista mais nessa Tecnologia

Atualmente qualquer empresa ou marca, mesmo de pequeno porte, precisa estar presente no meio digital para ter visibilidade. Porém, é necessário ir além das redes sociais, sites e lojas virtuais para ser competitivo. Dependendo do ramo de atividade da empresa é imprescindível estar presente também através de aplicativos para celulares e ipads/tablets. É um dado mais que conhecido que o número de pessoas que acessa a internet através de dispositivos móveis cresce rapidamente a cada ano, e o tempo de navegação também cresce.

O estudo Mobile Insights, divulgado pela Yahoo dia 30/03/2016, mostra que o “horário nobre” do mobile no Brasil se divide em dois: o período do almoço e entre 20h e 23h. “No fim do dia a atenção dos usuários mobile fica mais dispersa, o que mostra a necessidade de se investir em apps. Nesses horários de pico, a atenção dos usuários é cross-device”, analisa Christina Choy, gerente de pesquisa de mercado do Yahoo EUA na época.

Segundo a pesquisadora, o tempo dedicado ao mobile é o que mais cresce entre todas as categorias de mídia, mas não significa que outras estejam perdendo importância. “O que temos é uma fragmentação dessa audiência, que utiliza o mobile enquanto assiste TV ou escuta música”, diz Christina.

A “We Are Social” realizou uma pesquisa global em 2016, chamada “Digital in 2016”. Focada em aspectos sociais, mobile, tendências e estatísticas diversas, há uma dedicação exclusiva aos números do Brasil e outros países. Confira alguns dados:

PRINCIPAIS INDICADORES ESTATÍSTICOS DIGITAIS DO BRASIL

Principais indicadores estatísticos digitais do Brasil

PORCENTAGEM DA POPULAÇÃO ADULTA QUE POSSUI CADA TIPO DE DISPOSITIVO

Porcentagem da população adulta que possui cada tipo de dispositivo

Para ver a pesquisa na íntegra, clique aqui.

Para Fernando Meirelles, professor da FGV-SP, os usuários jovens tem sido os principais motivadores desse mercado mobile. “Se o usuário tiver R$ 2 mil e puder comprar hoje um computador ou um smartphone, a chance dele optar pelo celular é maior se ele for jovem”, afirma. “O smartphone virou a principal forma de acesso à internet para o usuário doméstico. ”

O uso de internet através dos dispositivos mobile já ultrapassou o desktop há algum tempo, mudando inclusive os critérios de ranqueamento de sites nos mecanismos de busca. A tendência de mercado para 2017 é a inclusão definitiva desses dispositivos nas estratégias de comunicação das empresas digitais. Quem pretende trabalhar com produtos digitais nos próximos anos deve, obrigatoriamente, criar formatos que possam ser acessados através de smartphones e tablets.

De acordo com a Pesquisa Anual do Uso de TI, elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp), somente na última década, para cada 1% a mais de gasto em investimento na área de TI em indústrias de capital aberto, o lucro aumentou 7%, em dois anos. Será que não está na hora da sua empresa investir mais em tecnologia?

O mundo digital atual está se tornando cada vez mais prático, já é possível otimizar muitas tarefas através do celular. Porém, várias empresas ainda não possuem nem seus sites adaptados para o mundo mobile. Baixe nosso eBook gratuitamente e conheça 5 motivos para ter um site responsivo:

 

 

Raquel Soares

Analista de Marketing

1 comentário

  1. Lucas Tavares Sanabio

    Legal! Hoje em Dia a experiência do consumidor deve ser omni channel, ele vai na loja e finaliza uma compra pelo celular por exemplo!

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