O feedback no ambiente de trabalho e sua importância para os colaboradores

Muitas empresas perdem bons profissionais simplesmente pela falta de feedback. O feedback no ambiente de trabalho é a prática que visa dar retorno a uma pessoa sobre o seu desempenho. Serve para aprimorar as habilidades dos colaboradores, encorajar, criar confiança e solucionar problemas que possam estar acontecendo. Porém, para que sejam alcançados os resultados esperados, precisa ser aplicado constantemente e de forma correta. Seu objetivo principal é ajudar os colaboradores a terem uma melhor performance.

De acordo com um estudo global do Top Employers Institute, feito com mais de 600 empresas em 99 países, a prática do feedback é considerada pelos profissionais como a melhor forma de medição de desempenho. Entre os entrevistados, a maioria afirmou que prefere os processos mais transparentes de estabelecimento de metas e retornos com maior frequência dentro dos processos de avaliação, em comparação às tradicionais revisões anuais de desempenho.

Para David Plink, CEO do Top Employers Institute, “uma das principais conclusões do nosso estudo é que a gestão de desempenho evoluiu de um evento anual, com objetivos rígidos, para um processo transparente de diálogo contínuo, com metas flexíveis, que está mais incorporado no dia a dia das operações”, explicou.

Uma organização humana é simplesmente uma rede comunicacional: se a comunicação falha, uma parte da estrutura organizacional também falha! Saiba mais sobre isso no artigo “O poder da comunicação interna em sua empresa”.

Tipos de feedback:

1. Feedback Positivo

Obviamente, esse é o feedback mais aguardado por todos, pois exalta os pontos positivos, como um bom comportamento ou andamento correto das atividades.

2. Feedback Negativo

Apesar da carga negativa, não deixa de ser necessário, pois mostra os pontos em que é preciso melhorar. Segundo José Roberto Marques, do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), “o norte contribui para eliminarmos o que há de errado e para que possamos progredir no ambiente corporativo”.

3. Feedback Sanduíche

Esse tipo de feedback sugere iniciar a conversa com algum ponto positivo do colaborador. Em seguida, falar algum ponto de melhoria e finalizar com um elogio. Os elogios ajudam o colaborador a ser mais receptivo aos comentários feitos durante a reunião.

Conclusão

Dar feedback com frequência aos colaboradores é fundamental para ter uma equipe alinhada e motivada. Dessa forma, a produtividade aumenta e a empresa cresce.

José Roberto Marques (IBC), diz que o feedback deve ser sempre realizado pelo superior direto do colaborador. “O líder é quem tem um contato maior com o profissional e, portanto, já existe uma relação e confiança necessária para que haja aceitação daquilo que será colocado”, afirma. Ele ainda salienta que, a avaliação deve ser feita individualmente e o aplicador precisa atentar-se à forma como coloca as informações e opiniões para evitar mal-entendidos.

E então, como é feito o feedback na sua empresa? Você é um líder inspirador? Quer ter uma equipe produtiva? Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito do nosso ebook:

 

 

Administrador Simber

Deixe um comentário

Seu email não vai ser publicado. Campos obrigatórios são indicados por *

Não quer perder nenhum conteúdo?

Insira seu e-mail e receba notícias e artigos da Simber Tecnologia