5 dicas para melhorar a comunicação interna de sua empresa [Atualizado]

Sabemos que não basta disponibilizar informações sobre nossos produtos e serviços aos clientes e prospects, precisamos também cuidar do nosso público interno, os colaboradores da empresa, os profissionais que fazem o negócio girar e criam novos produtos e maneiras de realizar os serviços prestados. Ter essa preocupação genuína com os colaboradores é o primeiro passo para melhorar a comunicação interna de sua empresa.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte mostra que os funcionários de empresas brasileiras estão mais insatisfeitos com a comunicação interna da companhia do que com o próprio salário. Entre 78% e 80% das pessoas dizem ser mal informadas sobre as ações da empresa, enquanto a média de insatisfação com a remuneração é de 60%.

Existem várias estratégias para motivar o público interno e ter uma comunicação interna mais eficaz:

- manter todos os colaboradores cientes dos acontecimentos relativos a empresa;
- informar sobre novos projetos ;
- dar os devidos créditos aos colaboradores que fizerem um bom trabalho;
- alinhar o foco da empresa com sua missão e valores através do alinhamento das expectativas;
- gerenciar e disseminar o conhecimento.

Com nossa experiência em diversos projetos de implantação do portal corporativo desenvolvido pela Simber Tecnologia, percebemos alguns pontos importantes para auxiliar e melhorar a comunicação e os processos internos. Confira:

1) Tenha um local de divulgação de informações oficial e centralizado

Em várias empresas em que trabalhamos, por não existir um meio de comunicação interno formal, todos tentam resolver essa falta da melhor maneira possível e por isso tendem a utilizar diversos meios de comunicação, como murais, e-mails, informativos e até mesmo de forma apenas verbal.

 

2) Promova a interatividade

Permitir que os colaboradores interajam com a comunicação, além de tornar a informação mais atrativa, permite e torna o ambiente de comunicação um meio para discussão de idéias e alinhamentos. Outro fator muito importante da interatividade é a possibilidade de avaliar se as mensagens transmitidas estão sendo realmente compreendidas.

3) Associe as informações a processos operacionais

O processo de comunicação principalmente quando existe interatividade dos colaboradores trata-se de uma questão cultural da empresa e sua implantação então requer mudança de cultura, uma das características que temos visto melhor resultado na implantação dessa cultura é atrelando a informação a processos operacionais, ou seja, o colaborador irá consumir a informação ao realizar alguma de suas atividades operacionais.

4) Torne as informações acessíveis

Dependendo do meio de comunicação adotado e das políticas internas da empresa as informações nem sempre chegam a todos ou precisam ser reencaminhadas através de níveis hierárquicos que podem gerar ruídos na comunicação e até mesmo atraso na disponibilização da mesma.

5) Dê abertura e ouça os colaboradores

Algo essencial para uma boa comunicação é saber ouvir, assim se pode avaliar as expectativas dos colaboradores em relação à empresa e ter uma fonte de obtenção de ideias que, além de ser extremamente útil para a empresa, também valoriza o colaborador. Saiba mais sobre o feedback no ambiente de trabalho e sua importância para os colaboradores.

Gostou dessas dicas? Espero que sim! Tenho um presente para você que realmente deseja melhorar a comunicação interna: um conteúdo especial pra que você entenda os benefícios que uma Intranet pode proporcionar para sua empresa! É só clicar na imagem abaixo para fazer o download gratuito! Aproveite!


[Atualizado - 26/04/2018]

 

 

Lucas Tavares Sanabio

Diretor - Simber Tecnologia

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