Pela primeira vez, participei do Web Summit, evento que aconteceu em Lisboa pela 3ª vez e acontecerá pelos próximos 10 anos. É considerado o maior e melhor evento para quem trabalha ou empreende através da internet. Veja alguns números:
- 69.304 participantes
- 159 países
- mais de 1.200 oradores nas talks e nos painéis de debate
- 24 palcos
- 200 startups fazendo seus pitches para os principais investidores do mundo;
- 2.500 jornalistas credenciados para fazer a cobertura do evento.
O evento é realmente grandioso. Já participei de alguns outros eventos internacionais, mas nada comparado ao tamanho deste. CEOs e grandes líderes de empresas como Google, Twitter, Tinder, Pipedrive, AWS, Slack, Mozila, Booking.com e vários outros estiveram presentes.
Abertura
Os assuntos mais abordados na abertura foram: Sustentabilidade, Segurança, Privacidade e Mulheres na Tecnologia.
O Tim Berners-Lee, nada mais nada menos do que o criador da internet falou do seu projeto For the Web. Ele está preocupado com problemas como ‘fake news’, a invasão de privacidade e o uso abusivo de dados dos usuários na Web. Muito se falou sobre isso durante todo o evento. Ele trouxe o dado de que estamos no momento 50/50, ou seja, 50% da população mundial está online e a outra metade está offline. Ele encerrou a sua fala dizendo: “O mundo precisa de uma web aberta, diversa e segura para todos“.
A Lisa Jackson da Apple trouxe várias questões interessantes, principalmente relacionadas ao cuidado com o meio ambiente. Perguntou:
"Que tipo de vida queremos viver e que tipo de vida queremos que as próximas gerações tenham?"
Pois se não nos preocuparmos hoje com as questões ambientais, o futuro será totalmente impactado por isso.
Também trouxe a importância das mulheres na tecnologia e deixou a seguinte frase: “Não conseguiremos encontrar as respostas que pretendemos sem envolver as mulheres, ponto”.
44,5% do evento eram participantes do sexo feminino e isso foi uma grande vitória!
Demais dias
Quero deixar alguns insights que consegui captar e gostaria de deixar para vocês:
Sobre gestão de pessoas
Crie metas e celebre com a equipe cada conquista!
Ajude as pessoas a ter foco e seguir para o objetivo. Dê a elas missões e não tarefas. Se quer reter talentos, tenha certeza de que as pessoas estão focadas em seu objetivo/missão e proteja o foco delas.
Contrate pessoas com paixão. A equipe deve compartilhar os mesmos sonhos, diretrizes e paixões.
Sobre branding
Conheça seu cliente, seja relevante para seu cliente. Qual o seu propósito? Como você muda o comportamento das pessoas?
A reputação e confiança da marca traz aumento de performance.
As agências que irão permanecer são baseadas em tecnologia, dados e inovação.
Futuro de como consumimos conteúdos. As fake news saturam os feeds e cada vez mais precisamos escrever conteúdos relevantes, fugir de fake news. Uma das startups finalistas tem um software que valida os conteúdos. Veja: https://factmata.com/
Outros assuntos que tiveram destaque: Deep Learning, Inteligência Artificial está sendo inserida em todos os contextos de software, AR, VR, blockchain, marketplace, platform, big data, SAAS, cripto moeadas, como isso irá impactar o mercado financeiro e outros merados, carros autonomos (2 das 3 startups finalistas eram relacionadas a isso.)
Depois vou escrever outros posts detalhando algumas palestras que participei. Fique ligado!
Nós da Simber queremos melhorar nossos serviços e soluções. Por esse motivo, investimos na participação de um evento como esse. Espero que tenha gostado. Deixe nos comentários que assunto desses citados vocês gostariam de mais detalhes?