Boas práticas para implantar um blog em sua empresa

 

Ter um web site é o mesmo que ter um cartão de visita e qualquer negócio pode aproveitar esse benefício, um exemplo interessante é o caso de uma empresa de manutenção predial, porém não basta ter um site apenas bonito e responsivo, assim como os cartões de visita, a beleza chama atenção, mas as informações relevantes são indispensáveis. Por isso, o conceito de marketing de conteúdo com foco nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é amplamente utilizado na área. 

 

Não é à toa que a expressão de que o conteúdo é rei, já foi muito usada no marketing digital e ainda move várias estratégias para atrair clientes para o blog de empresas. Apesar da importância dos blogs especializados, muitas pessoas se perguntam por onde começar e como manter esse produto, planejamento é a chave para um blog.

 

Quando as pessoas buscam informações sobre os diferentes modelos de um leitor biométrico na web, qual plataforma as pessoas costumam utilizar? Se você pensou no Google, saiba que esse buscador tem superpoderes para “ler os pensamentos”.  

 

Todos os resultados que aparecem destacados na primeira página do Google estão lá por um motivo pois, o conteúdo é classificado pela relevância do mesmo para o buscador. Com isso, os negócios  que optam por utilizar blogs, seja para falar sobre acessórios como o chamado cartão RFID,  que funciona por radiofrequência, ou qualquer outro segmento destacam-se como  conteúdo relevante para quem buscou informações sobre esse segmento.

 

 Não é à toa que no marketing digital as estratégias de conteúdo ajudam a posicionar uma empresa como autoridade no nicho a qual ela pertence. Veja como abaixo:

 

  • A empresa tem um canal de aproximação com os clientes;

  • É uma forma de melhorar a credibilidade;

  • Conteúdos relevantes são soluções;

  • Quanto maior  a credibilidade, maior a consideração de compra;

  • Use formatos distintos para complementar o blog;


 

Ter um blog especializado pode ser considerado o centro estratégico de uma ação de marketing ou da divulgação e uma empresa. Contudo, fazer a empresa se tornar conhecida em produtos ou processos específicos. Quanto mais técnico o conteúdo, mais claro e  objetivo ele precisa ficar para o público-alvo e os possíveis consumidores, é por isso que o setor de marketing digital pode usar vídeos tutoriais, produção de e-books e às integração nas redes sociais.

 

Um costume comum nesse método  é desenvolver conteúdos informativos sobre alguns assuntos técnicos  por exemplo o Cross docking  (sistema de distribuição de mercadorias) é essencial apresentar em  formato de lista, tutorial e passo a passo. Com isso, aposta-se na criação de elementos gráficos e as agências reproduzem esses conteúdos nas redes sociais, mais adequadas direcionando os links para o blog.

 

Outra técnica muito usada  para tornar o blog conhecido é contar com parcerias para promover a estratégia que é chamada de Link Building. Na prática, esse termo faz referência a um conjunto de estratégias  que ajudam a posicionar o blog da empresa com links externos, de outros sites. Isso melhora a popularidade da empresa nos mecanismos de busca, linguagem estratégica e  Call-To -Action (CTA). 

 

Os conteúdos devem passar uma mensagem e um  objetivo das mensagens é que as pessoas consigam se informar com clareza sobre algo. Se o objetivo da empresa é vender acessórios algum dispositivo, a linguagem do blog pode ser estratégica para essa finalidade. A expressão call-to-action (CTA) também conhecida como chamada para ação é muito usada neste contexto. 

 

Na prática, usar esse recurso na produção do marketing de conteúdo é investir em expressões e palavras que instigam algum tipo de ação. Um exemplo é finalizar o conteúdo com expressões como ‘compre’, ‘confira’ e outros verbos que chamam o leitor para a ação, mas no caso de sistemas, essa estratégia pode ser usada, inclusive para integrar outros tipos de conteúdo no mesmo post. 

 

Convidar o visitante do blog  a assinar uma newslettter personalizada com conteúdo da empresa no fim de um texto é uma ideia. Assim como direcionar o cliente para uma parte de e-commerce ou outro conteúdo que também está no blog.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
Ediane Sanabio

Diretora Comercial

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